sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Em Valle Grande

Ontem decidi que sairia hoje cedo de Samaipata rumo a Valle Grande, distante 130 km. Gostaria de ficar mais tempo em cada lugar, mas fiquei muito tempo parado desde Corumbá até Santa Cruz de la Sierra, entao achei que era hora de seguir caminho. Nao sabia as condiçoes da estrada e como seriam as subidas, pois pela avaliaçao da altimetria, constatei que até Mataral desceria de 1700 até 1300 mts, e depois subiria até os 2000 mts. Saí 6.30, e o primeiro trecho de 73 km até Mataral foi rápido, apesar de um trecho de subidas. Peguei o desvio em direçao a Valle Grande, e para minha surpresa o trecho todo está asfaltado, diferentemente do que dizia o meu mapa. Parei para almoçar ao meio dia, rodados exatos 100 km, fiz um macarrao e consertei o pneu que furou com um espinho, quando saí afoitamente da estrada. Minha fita anti furos foi mais uma coisa que abandonei pelo caminho, pois agora estou carregando mais peso (fogareiro e panelas de aço, água e comida) e mais volume (casaco grosso, calças jeans e sapatos), e creio que a tendência é só aumentar. Voltei a pedalar às 13:30, e entao começaram a aparecer mais subidas, especialmente concentradas nesse último trecho de 30 kms. Sao cansativas para quem já está pedalando à algum tempo e bastante carregado, mas razoavelmente suaves, nada que se compare às ladeiras que passamos pela Estrada Real. Tiro a mesma conclusao do sujeito de uma piada, aquele que caiu do décimo andar, e quando passava pelo oitavo pensou: até agora, tudo bem. Cheguei em Valle Grande, e às 16:00 já estava instalado em um "Alojamiento", ao custo de 25 Bv a diária.

Seguem algumas fotos pra galera, tenho alguns vídeos que dependem ainda de uma pré-ediçao, e a net desta lan é muito lenta.



No hotel que fiquei em Samaipata, "Hotel Clube de Xadrez", há uma "quadra" de xadrez, até com arquibancadas.


Este é o mapa "digitalizado" desta etapa, o google maps nao consegue calcular rotas na Bolívia.


Samaipata ficando para trás e para baixo.


Primeiras montanhas do trecho.


Em Mayrana, a nebulosidade ficando para trás.


Este o astral da estrada, após Mataral.


Aqui, a construçao sinuosa da estrada, reduzindo a inclinaçao das ladeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário