sábado, 13 de fevereiro de 2010

Puerto Suarez

Ontem procurei um fogareiro para a viagem e fui informado que em Puerto Suarez deveria encontrá-lo. Como o tempo está chuvoso, preferi deixar a bicicleta na pousada e ir de ônibus. Quando cheguei ao ponto, fiquei sabendo que o ônibus recém havia passado e o próximo demoraria no mínimo uma hora. Então, resolvi fazer conforme o pessoal da pousada me orientou: vi um carro boliviano, estiquei o braço... e o carro parou e tornou-se um táxi, porém ao preço de dois reais pela viagem, o mesmo da tarifa do ônibus. Já em Puerto Suarez, fui ao chamado "mini-shopping", que é uma rua próxima da aduana, onde há várias lojinhas de produtos, sendo alguns eletrônicos e informática, e a maior parte de roupas. Não encontrei o fogareiro, mas fui orientado a pegar um táxi e ir à Casa China. O táxi foi um pouco mais caro, R$ 10 de ida e volta, mas a outra opção era caminhar nas ruas enlameadas por cerca de 10 a 12 km. Era um outro shopping, onde a Casa China parecia ser uma das lojas maiores, juntamente com uma outra, "Miami" alguma coisa. Em uma "loja de camuflados", como me orientaram, encontrei um fogareiro de metal, à álcool, juntamente com duas panelas de lata, ao custo de 20 dólares. Comprei também um casaco quente por 25 dólares, pois me disseram que poderia sentir frio no trem. Levei mais umas quinquilharias, um isqueiro para abastecer com álcool e um canivete pequeno que se dividia em dois, com talheres e outras utilidades. Para fechar o conjunto básico de inverno, passei na volta pelo mini-shopping e comprei uma calça "Diesel" por 18 reais (será legítima?). Também vi um sapatênis legalzinho por 30 reais, mas vou comprá-lo amanhã quando estiver indo para a ferroviária pegar o trem. Na minha bagagem de verão só havia um par de Havaianas, além da sapatilhas que uso para pedalar. Mas estas têm a sola rígida, o que impede o movimento dos pés, logo são desconfortáveis e não devem ser usadas fora da bicicleta.

Amanhã sigo para Santa Cruz de La Sierra, em dois ou três dias dou mais notícias.

Um comentário: