quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Em Samaipata

Hoje estou em Samaipata. Saí ontem, sem saber se chegaria no mesmo dia, e também havia a possibilidade de visitar um lago que existe no trajeto, a cerca de 40 km do meu destino, conforme dica do Fábio, cicloturista que já fez o mesmo caminho.

Saí de Santa Cruz pelas 7:30, no início a estrada é ampla e com bom acostamento, porém entre La Guardia e El Torno o caminho se complica um pouco, nao há acostamento e passam muitos caminhoes. Ainda no perímetro urbano de Santa Cruz, percebi a escuridao em direçao à serra, sinal de chuva. Próximo a El Torno começou a chover, e resolvi me abrigar por meia hora em um toldo improvisado como parada de ônibus, até que a pancada terminasse e a estrada secasse um pouco. Segui viagem, rodei cerca de 60 km e parei em uma área para cozinhar um macarrao, pois suspeitava que nao haveria almoço próximo. Cozinhei com uma água turva que corria das pedras, pois nao quis desperdiçar a água que levava. Após esse trecho iniciaram as subidas. Subidas em asfalto, com pouco trânsito, e inclinaçao leve. Meus cálculos eram de 120 km de distância entre Sta. Cruz e Samaipata, mas uma placa me fez corrigir para 117. Fui bem até os 117 anunciados, cheguei a 120, e após havia ainda uma subida por mais 10 kms. Como me programei para apenas 117 a 120 kms, esses 10 kms extras significaram um stress pela sede, pois minha água já havia acabado, embora eu tenha bebido alguma "soda" e coca-cola pelo caminho, já que nas vendas nao havia água.

Cheguei Em Samaipata pelas 5:50, e logo caiu uma chuvarada que durou a noite toda e parte da manha também. Estou instalado em um bom hotel, ao preço de 35 bolivianos a diária, devo ficar mais um dia e seguir em direçao a Potosi.



Aqui, a´"última ceia" (em Sta Cruz, claro..)


A chuva que se anunciava


As montanhas começando pequenas


começam a aumentar


Deve ser cruza de burro com lhama


Mais próximo à chegada


Últimos quilômetros, a 1.700m de altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário