sábado, 6 de março de 2010

Um momento de reflexao

Esta noite sonhei que usava um teclado que possuía "til", pero... no hay.

Ontem conheci José, que administra o Hostel onde estou instalado. Ele me sugeriu que aguardasse até o domingo para partir, pois há um evento com uma feira, o qual seria interessante que eu conhecesse. Pensei que nao seria possível, pois sinto que a viagem está se tornando muito longa no ritmo que sigo. No fim de tarde, José me avisou que ocorreria um ritual para Pachamama, este é o nome pelo qual os povos andinos chamam a mae natureza. Compareci no ritual onde, além de mim, participaram José, Carmen e Juan. Carmen é quem cuida do refeitório, e Juan é um voluntário, alemao, que trabalha aqui. Durante o ritual, ficamos em torno de uma fogueira já somente em brasas, mascamos algumas folhas de coca, acendemos e fumamos cigarros (igual ao Clinton, nao traguei) e os colocamos sobre as brasas. Oferecemos alguma bebida alcoólica, que estava em pequenos frascos e por isso nao sobrou para nós. Durante o ritual, no qual Carmen pediu proteçao para todos, para nossos trabalhos e para a minha viagem, ela conversou comigo e da mesma forma que José, sugeriu que eu aguardasse um dia a mais para partir.

De volta a meu aposento comecei a pensar no objetivo da minha viagem. Atá agora, nao consegui estabelecer precisamente o que procuro. Sequer havia bem planejado e definido a velocidade da viagem, pois a princípio imaginei que poderia percorrer e conhecer toda a Bolívia em apenas 30 dias, e ainda ter algum tempo para conhecer o Peru. Mas que tipo de conhecimento eu procuro ao passar rapidamente por cada lugar? A bicicleta reduz essa velocidade, mas ao empreender uma viagem com tanta pressa, me sinto como que preso a um cronograma, e imagino aquelas viagens de uma semana, onde há um guia que esgota os pontos turísticos, e o viajante somente vai perceber onde esteve quando estiver em casa conferindo calmamente suas fotos.

Decidi, por fim, que vou reduzir o tamanho de minha viagem. Portanto, o trecho que estou rodando exclusivamente de bike será encerrado no salar de Uyuni, e depois devo seguir para o Brasil, pasando por Foz do Iguaçu para visitar o camarada Nelson e pegar alguns objetos pessoais que deixei em sua casa. Nao posso enviar esses objetos pelo correio, pois em uma cidade fronteiriça como é Foz, preciso de nota fiscal de tudo.

Postarei um vídeo do ritual, assim que conseguir "upar" os seus 2:30 minutos, os quais, segundo a previsao do youtube, levarao 12 horas mais, isso se nao houver erro. Enquanto isso, algumas fotos tiradas entre ontem e hoje.



Bienvenidos a Tarabuco.


Voce nao, soldado espanhol!
Esse, com o coraçao na mao (literalmente) é Tata Kalissaya.


Aqui, a área interna do Hostel International, em Tarabuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário