terça-feira, 9 de março de 2010

Em Potosi

Saí de Betanzos às 7 da manha, e às 10 e meia estava em Potosi. Tive alguma dificuldade pra me instalar, e terminei por ficar no alojamento Oruro, que fica na rua de mesmo nome. Primeiro, alertaram-me que a diária iniciaria ao meio-dia (embora o quarto estivesse vago), eu aceitei, desde que pudesse deixar a bicicleta ali para sair a almoçar. Preenchi a ficha, e na hora de pagar nao havia troco para 100 bvs. Entao, eu trocaria o dinheiro no almoço, e pagaria depois. Ali começou a encrenca, pois eu poderia sair para almoçar mas o meu documento ficaria lá. Eu recusei, e disse que cancelasse. A garota disse que já tinha preenchido e nao poderia cancelar... aí, é complicado arranjar uma encrenca na Bolívia, mas bati pé que nao sairia sem meu documento, até que ela aceitou, já que a bicicleta ficaria mesmo... Falando na bicicleta, uma mulher azeda que me atendeu antes, disse que eu nao poderia pôr a bicicleta no quarto porque arranharia a pintura. O detalhe é que o quarto é um lixo, sem ventilaçao, pintura se desmanchando. Saí para o almoço, quando voltei perguntei se havia ducha, me disseram que só pela manha até o meio dia. Mas o que é isso? O cara chega de viagem, e banho só no outro dia? Entao saí decidido a procurar outro alojamento, mesmo já tendo pago. Mas após procurar um pouco, concluí que tanto faria um ou outro àquela altura.

Caminhei pela cidade, pensei um pouco no objetivo da minha viagem, e o sentimento que já trago de alguns dias prá cá, de que ela está se alongando muito. Conversei com um homem também hospedado no mesmo lugar, e ele afirmou que havia ônibus para Sta Cruz. Assim, decidi encerrar a minha viagem. Soquei a bicicleta no quarto, contrariando o que a mulher falou, fui até o terminal rodoviário, e comprei a passagem.

Agora, quando abri o meu e-mail, havia uma mensagem do Ricardo, que fez esse roteiro pela Bolívia, e me deu altas dicas, que se eu tivesse as lido em tempo hábil, possivelmente teria dado outro rumo para a viagem.

Mas isso também fará parte das minhas reflexoes.

3 comentários:

  1. Me rachei de rir com essa do hotel, ducha somente antes do meio dia, porém só liberam a entrada ao meio dia, hahahaha, é "pacabá" mesmo. Pena estar terminando a trip, estão muito interessantes seus relatos e reflexões, mas viajar sem um objetivo claro realmente complica, até porque a viagem tem custos, por mais que sejam reduzidos, eles existem...
    Que sua volta seja tranquila então!!
    abraço, Serginho

    ResponderExcluir
  2. Buenas.

    Cara, que situação heim. Um azar e tanto! Não lembro de ter passado esse tipo de situação em nenhum lugar no Paraguai, Argentina e Chile.

    Eu também estava curtindo seus relatos, principalmente porque estava seguindo o roteiro que tinha planejado a principio, mas que você não chegou a pegar. Um caminho que pra mim é mais do que interessante.

    Mas fica todo o seu relato de experiência para quem pretende seguir por esse caminho, embora, acredito que não recomende, rs.

    No mais, parabenizo-o pela viagem, agora você pode estar voltando, mas ela, a viagem propriamente dita não acaba, continuará te acompanhando pelo resto da sua vida. E quem sabe, seja em algum desses momentos que você encontre esse sentido que você buscou durante a jornada.

    No mais, amanhã completa dois meses que saiu de Foz, um salve pra você camarada!

    Boa viagem!

    PS: Se achar uma bandeira média da Bolivia compra ai pra mim que depois acerto contigo.

    "Hasta la Victoria Siempre"

    ResponderExcluir
  3. cara, fiquei neste mesmo alojamiento em potosi!

    ResponderExcluir