terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Viagem de Porto Alegre a La Paloma - Uruguay.

1º dia: a gauchada.

Saí de Porto Alegre pela estrada RS 40, por Viamão, a princípio com pouco vento contrário, mas que foi aumentando pela manhã. Após aproximadamente 60 km rodados, encontrei, descansando, dois ciclistas que iam para o litoral em uma tandem Zohrer. “Tandem” é o nome que se dá às bicicletas para duas pessoas, e “Zohrer” é um fabricante que faz modelos inclinados, onde o sujeito pedala como se estivesse atirado no sofá. Uma característica das tandem, é que o ciclista que vai atrás pode ser menos exigido, se o outro tiver condições físicas de imprimir a marcha. No caso, porém, o de trás estava esgotado, e percebi nele até uma certa irritação, como se pensasse “fui idiota em vir”. Deduzi isso quando seu companheiro de viagem falou que tirou-o do vídeo-game direto para essa viagem de 100 km rumo ao litoral. Deixei-os aguardando o “resgate” e segui viagem. Quando chego a Capivari do Sul, após 85 km rodados, entro à direita e a partir de então o vento nordeste passa a ser lateral, e em alguns momentos favorável. A temperatura estava amena, com nuvens no horário mais quente, assim pude parar numa sombra para cozinhar meu miojo, comer granola com leite em pó "molhado", e em seguida continuar pedalando. Próximo a Bacupari, parei no primeiro estabelecimento em muitos quilômetros, o “Quiosque do Gaúcho”. Havia lá um tchê bem pilchado, com quem travei uma conversa enquanto aguardava um suco de abacaxi. Logo mais chega na roda outro gaudério, mais legítimo que as sandálias Havaianas. Após ouvirem minha história, olham-se entre si com olhares graves que denotam autoridade no assunto, e concluem: “pois então tchê, essa tua viagem é daquelas que chamamos uma gauchada. Uma indiada das boas”. Ou seja, viram em mim, apesar de um esquisito de capacete, bermuda colada na bunda e sapato que faz tlec tlec, alguém dotado do mesmo espírito aventureiro dos seus ancestrais cavalariços. Pensei no ciclista da Tandem, se o seu caso poderia ser definido como uma gauchada, e ainda com essa dúvida segui viagem. Antes, fui informado de que havia passado por ali outro viajante na véspera, e que deveria encontrá-lo pelo caminho. Com as condições climáticas favoráveis, rodei um total de 190 km até um posto de combustíveis, situado 20 km antes de Mostardas, onde montei meu acampamento.



Primeiro descanso da manhã, após Águas Claras


Ciclistas da tandem, dá bem pra perceber qual está cansado


Adiante de Palmares do Sul, parada para o almoço





12 comentários:

  1. Véio, se o cara do vídeo game sobreviver, no fim vai gostar... mas o teu sorriso kolinos ficou uma laje, perto da cara de "quemerdaisso" dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobrevivi a algumas parecidas e DEPOIS sempre foi legal... nada como algo assim, para se sentir vivo.

      Excluir
  2. Quero saber do Uruguay como foi, conta logo.
    Pela forma de escrever Uruguay deves saber quem sou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora? eu tb escrevo Uruguay assim... questão de ordem: Uruguay solo más adelante.

      Excluir
  3. ...haha

    ...cara de "quemerdaisso" foi boa ...hehe

    100km para quem não está acostumado, é a mesma coisa que colocar uma atriz iniciante para fazer filme com o Kid Bengala...ashuashua

    ...Legal Gui...vamos hasta Uruguay !

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Após quase um ano, tive o prazer de reencontrar o colega cicloturista (o que estava inteiro naquela ocasião), Olavo Ludwig.

      Excluir
  5. Ah, eu e meu cunhado chegamos no litoral, ele pedalou corajosamente até Capivari, depois foi resgatado pelo meu sogro e eu continuei, não foi fácil, muito vento contro e minhas forças estavam zeradas, mas cheguei lá! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recordo do vento contra que vc refere,especialmente porque depois que virei em direção à lagoa, ele foi meu amigo e levou-me de popa pelo resto do trecho.

      Excluir
  6. Olavo, pelo que vi e conversamos naquele encontro, foi uma superação para o seu cunhado chegar até Capivari. Transmita meus parabéns a ele.

    ResponderExcluir
  7. Guilherme, mandei este link pra ele, vamos ver se ele entra aqui.

    ResponderExcluir