sábado, 9 de janeiro de 2010

Segunda Etapa: Foz do Iguaçu - Parati


Nesta próxima segunda-feira, dia 11, iniciaremos a segunda etapa da viagem. São aproximadamente 1400 km, que deverão ser percorridos em 9 dias. O mapa acima mostra, além do percurso até Parati, o restante do trajeto no Brasil.

Passei duas semanas hospedado com Nelson, quem eu conhecia unicamente de fóruns na internet. Esse foi um período de entrosamento muito importante, pois essas impressões mútuas podem prever o sucesso ou prevenir o fracasso de uma viagem desse tipo. Por isso, havia uma mútua expectativa de saber quem seria o outro, que talvez tivesse que ser "suportado" até o final da viagem. Antes de conhece-lo pessoalmente, eu já tinha em mãos a planilha que preparou contendo a altimetria e os pontos de pernoite. Tive medo que essa meticulosidade mascarasse uma personalidade ansiosa, que poderia perturbar a viagem, mas pelo contrário, conheci um cara calmo e decidido. Outra possível incompatibilidade seria o ritmo de cada um, mas após andarmos alguns quilômetros, já vimos que temos a mesma pedalada, então não haverá o problema de um ter que esperar o outro. Definimos que não há a obrigação de cumprir o percurso diário estabelecido, considerando eventuais dificuldades que se apresentarem.

Nesses dias aqui, conheci enfim Ciudad Del Este. É um movimento como eu nunca havia visto. Depois de penar para atravessar uma rua, observei como o pessoal faz: vão atravessando sem olhar muito, na diagonal, então os carros vão freando e as motos desviando... não se ouve um xingamento ou buzinada. Há buzinadas, mas não para pedestres, e sim para as vans que param no meio da rua para fazer carga e descarga (na verdade, só vi fazerem carga, mas enfim...). É difícil de entender como não há acidentes, eu mesmo tomei alguns sustos. Mas nos últimos dias eu já andava igual ao pessoal de lá, inclusive já atravessei a ponte de bike. Senti uma segurança maior do que sinto no centro de Porto Alegre, cidade onde vivi por mais de 30 anos.

Conheci alguns ciclistas daqui, e também o pessoal do BMX, eis o blog da galera: http://fozbmxinsanos.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário